Dicas de inglês para escrever e-mails formais

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Aconteceu de novo: uma situação corriqueira colocou seu inglês à prova. Você precisa escrever um simples e-mail para um cliente. Em português, seria automático. Mas, em inglês, parece que não flui.

Vamos com calma. Redigir e-mails em inglês não é nenhum bicho de sete cabeças. Algumas coisas são diferentes, mas a estrutura é bem parecida.

Para facilitar, reunimos abaixo algumas dicas de inglês que vão facilitar sua vida. Vale lembrar que essas dicas se aplicam a e-mails mais formais, quando mostrar que você domina o idioma é fundamental.

Procure manter as frases curtas (quanto mais simples for o raciocínio, mais fácil será a compreensão por parte do receptor) e, antes de apertar o “send”, não se esqueça de fazer uma boa revisão de gramática, ortografia e pontuação. Confira as dicas de inglês abaixo.

1 – Comece com uma saudação

Abra o e-mail dirigindo-se ao destinatário. Se o clima da conversa for mais informal, pode abrir mão do “Mr.” e chamar a pessoa pelo primeiro nome:

Dear Mr./Ms.,
Caro Sr./Sra.,

Dear Mary/John,
Cara Mary/John,

Se não souber o nome da pessoa que vai receber o e-mail (isso vale para envio de currículos, por exemplo), use uma saudação genérica:

To whom it may concern,
A quem possa interessar,

2 – Explique o motivo do seu e-mail

Diga a que veio. Lembre-se: quanto mais objetivo for seu e-mail, melhor.

I am writing because…
Escrevo porque…

I am writing regarding the conference…
Estou escrevendo a respeito da conferência…

As agreed, please find attached my report…
Conforme combinado, segue anexo meu relatório…

3 – Caminhe para o encerramento

Depois de desenvolver o assunto (aqui o conteúdo vai variar de acordo como teor da conversa), é hora de concluir o papo:

Let me know if you would like to have a coffee…
Diga-me se quiser tomar um café…

I am looking forward to hearing from you.
Espero ouvir de você em breve.

If you have any questions, please don’t hesitate to contact me.
Se tiver quaisquer dúvidas, por favor não hesite em entrar em contato.

Please let me know if you need any extra information.
Por favor, me avise se precisar de alguma informação adicional.

4 – Agradeça e despeça-se

É hora de dizer tchau:

Thank you,
Obrigado/a

Thank you for your patience and cooperation.
Obrigado/a por sua paciência e cooperação.

Thank you for your consideration/attention.
Obrigado/a pela consideração/atenção.

Best regards,
Tudo de bom,

Sincerely,
Sinceramente.

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